Blog

Dicas de Saúde Bucal para Atletas

Informações valiosas do Dr Luciano Villalba, idealizador e coordenador do Programa de Saúde Bucal do Clube de Futebol Zico (CFZ/Brasília), dicas que podem fazer a diferença na vida dos atletas

1. A PLACA BACTERIANA é a mistura de bactérias que já existem na boca com os restos alimentares e o maior adversário da saúde bucal do atleta
2. A PLACA BACTERIANA inicia a doença cárie, lançando um ácido capaz de destruir o esmalte dos dentes ou se acumula entre os dentes causando a gengivite.
3. A GENGIVITE é a inflamação da gengiva e pode ser notada pelo sangramento, pela dor ? geralmente no uso do fio dental - e pelo pequeno inchaço.
4. Se for esse o seu caso, insista na higiene com escova e fio dental, sem pressa e com cuidado. A tendência é de voltar ao normal logo.
5. As doenças da boca podem baixar a imunidade do atleta, prejudicando a saúde geral e afetar o desempenho nas atividades físicas.
6. Quando a PLACA BACTERIANA endurece forma o tártaro que só pode ser retirado pelo dentista.
7. A escova, o fio DENTAL e a pasta dental são parceiros no combate ao acúmulo da PLACA BACTERIANA. Eles devem ser utilizados após TODAS as refeições: café, almoço, jantar e lanche da noite.
8. Lembre-se de dormir sempre com a boca limpa!
9. Se você usa aparelho fixo, a atenção deve ser redobrada. Use o passa-fio e capriche na higiene!
10. Se você tem dente(s) ?nascendo?, comece a escovação sempre por ele(s), repare se há alguma gengiva ?solta? sobre ele(s) e tente limpar bem.

Grande abraço do Dr. Luciano Villalba e equipe
Postado por Dr. Villalba

Para mais dicas entre no link abaixo
http://drvillalba.blogspot.com/2009/03/dicas-de-saude-bucal-para-atletas.html
AnteriorFight Gym No Konde Coma em Ubatuba
PróximoImersão em Protetores Bucas Esportivos

Fotos

Meses das Postagens
Tags das Postagens

Esporte sem lesões, tecnologia de ponta e criatividade Brasileira